Olá, pessoal!
Espero que vocês tenham ido muito bem na prova da PCDF Escrivão 2021.
Diferentemente do que normalmente vemos nas provas do CESPE/CEBRASPE, o prazo de recurso foi bem largo e isso ajuda cada candidato a reavaliar a prova com calma para solicitar recursos.
Importante observar que a banca disponibilizou dois tipos de recursos da parte objetiva da prova:
Recurso contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas
Apresentação de razões para a manutenção de gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas
A fim de dar todo o suporte para você realizar recurso e entender melhor a prova de Português, abaixo está o link de minha transmissão ao vivo com comentário das provas de Agente e Escrivão da PCDF 2021.
Comentário das provas de Agente e Escrivão da PCDF 2021
Minhas considerações iniciais despertam para um recurso possível contra o gabarito da questão 5 da prova de escrivão.
Outro argumento de recurso foi inserido para manutenção do gabarito da questão 15, haja vista que muitos candidatos entenderam que não caberia ao verbo “acreditar” a transitividade direta, mas ela existe e está de acordo com o preceito gramatical.
Assim, vamos aos recursos:
Recurso Português PCDF Escrivão
Recurso contra os gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas
- (CESPE / PC DF Escrivão 2021)
Sem prejuízo da correção gramatical e dos sentidos originais do texto, o trecho “Outra medida que teve papel importantíssimo foi a implementação de cortes (tribunais), nos anos 90, para tratar de crimes menores, mediar conflitos comunitários e casos de violência doméstica e para lidar com usuários de drogas.” (4º parágrafo) poderia ser reescrito da seguinte forma: Outra medida cujo papel foi muito importante foi a implantação, nos anos 90, de cortes (tribunais) para tratar de crimes menores, mediar conflitos nas comunidades e casos de violência doméstica e lidar com usuários de drogas.
Gabarito preliminar: C
JUSTIFICATIVA DA BANCA – CERTO. O emprego do cujo mantém a relação da oração adjetiva com o sentido de posse; o deslocamento da locução adverbial não altera seu escopo; implantação é sinônimo de implementação; a supressão de para não prejudica a correção, uma vez que o primeiro para que aparece no período é suficiente para estabelecer a relação entre a oração anterior e todos os membros da enumeração.
Recurso contra o gabarito preliminar:
É certo que permanece a correção gramatical com a reescrita proposta na questão, porém o examinador não percebeu a mudança de sentido possível entre o trecho original “mediar conflitos comunitários“, em que o adjetivo “comunitários” é adjunto adnominal e restringe o valor do substantivo “conflitos”, transmitindo a ideia de tipo de conflitos. Nem sempre a troca de um adjetivo por uma locução adjetiva é possível ou preserva o mesmo sentido.
No caso da questão, no trecho reescrito, o termo “nas comunidades” apresenta valor adverbial de lugar, relacionando-se com o verbo “mediar” e não mais como o substantivo “conflitos”.
Assim, a troca de “mediar conflitos comunitários” por “mediar conflitos nas comunidades” preserva a correção gramatical, mas muda o sentido de restrição/tipo, papel típico de adjunto adnominal, para lugar, papel típico do adjunto adverbial.
Além disso, o substantivo “implantação” não é sinônimo perfeito de “implementação”, por isso é frágil afirmar com segurança que tal troca mantém o sentido original, pois “implantação”, como se observa no Dicionário Aurélio, tem relação de início, introdução de nova ação, inauguração. Já “implementação” transmite a ideia de algo a ser melhorado, otimizado. Veja tal mudança de sentido explícita no Dicionário Aurélio:
implantação
Substantivo feminino.
- Ato de implantar(-se); implante.
implantar
Verbo transitivo direto e circunstancial.
- Introduzir; inaugurar; estabelecer: Os colonizadores sempre tentaram implantar seus costumes nas terras conquistadas.
- Inserir (uma coisa) em outra; plantar, arraigar, fixar: A árvore implanta suas raízes na terra.
implementação
Substantivo feminino.
- Ato ou efeito de implementar.
implementar
Verbo transitivo direto.
- Dar execução a (um plano, programa ou projeto).
- Levar à prática por meio de providências concretas.
- Prover de implemento(s).
Diante de tais argumentos, solicito mudança do gabarito para ERRADO.
Apresentação de razões para a manutenção de gabaritos oficiais preliminares das provas objetivas
Há necessidade de pedir a manutenção do gabarito ERRADO nesta questão, pois equivocadamente alguns candidatos estão entrando com recurso contra esse gabarito.
Veja a questão abaixo e em seguida o argumento de manutenção do gabarito:
- (CESPE / PC DF Escrivão 2021)
Fragmento do texto: As mulheres mortas pelo gênero não retornarão pela instauração de uma nova ordem punitiva, o feminicídio, mas acredita-se que a nominação de seu desaparecimento seja uma operação de resistência: o nome facilitaria a esfera de aparição da mulher como vítima.
No último período do texto, a oração “que a nominação de seu desaparecimento seja uma operação de resistência” exerce a função de complemento da forma verbal “acredita”, cujo sujeito é indeterminado, conforme comprova o emprego da partícula “se”.
Gabarito preliminar: E
JUSTIFICATIVA DA BANCA – ERRADO. O verbo foi empregado na acepção de pensar, sem convicção ou certeza; achar, supor, em que se classifica como transitivo direto. Trata-se, portanto, de voz passiva sintética, e a oração substantiva subsequente exerce a função de sujeito.
Razões de manutenção do gabarito:
É certo que, se o verbo “acreditar” só pudesse ser transitivo indireto, o valor do “se” seria índice de indeterminação do sujeito. Porém, tal verbo é consagradamente transitivo direto ou transitivo indireto, na acepção de crer, como se observa em:
A) Dicionário Aurélio:
acreditar
[De a-2 + crédito + -ar2.]
Verbo transitivo direto.
- Dar crédito a; crer: “A tia Bárbara dizia Alzira prendada, e acreditei-a” (Fialho d’Almeida, Lisboa Galante, p. 131).
- Ter como verdadeiro; crer: “Herder acreditava que, na origem, os homens falavam em verso” (João Ribeiro, Goethe, p. 16); “D. Leonor repelira o olhar, entre colérico e tímido, que mal acreditava a própria audácia” (Alexandre Herculano, Lendas e Narrativas, I, p. 196).
- Dar ou estabelecer crédito a; afiançar.
- Conceder reputação a; tornar digno de crédito, confiança; abonar.
- Conferir poderes a, para representar uma nação perante um país estrangeiro.
Verbo transobjetivo.
- Julgar, achar: Não o acredito capaz de magnanimidades.
Verbo transitivo indireto.
- Ter como verdadeiro; crer: “Menina da roça, não podia deixar de acreditar em assombrações.” (Brito Broca, Memórias, p. 17.)
Observe-se que, como ocorre no texto, o item 2 demonstra justamente a mesma acepção do verbo “acreditar” seguido de oração substantiva. Neste caso, não houve simples omissão da preposição, mas transitividade direta.
B) Também se observa mesmo fundamento em Evanildo Bechara, em sua Moderna Gramática Portuguesa, a qual simplesmente refere o seguinte:
acreditar – em
Assim, Tal gramático entende o verbo “acreditar” como transitivo direto ou como transitivo indireto com a preposição “em”.
C) Também se observa mesmo fundamento em Pasquale Cipro Neto, em sua Gramática da Língua Portuguesa, a qual refere o seguinte:
VERBOS INDIFERENTEMENTE TRANSITIVOS DIRETOS OU INDIRETOS
Alguns verbos podem ser usados como transitivos diretos ou transitivos indiretos, sem que isso implique alteração de sentido. Alguns deles são:
(…)
acreditar (em)
Assim, Tal gramático corrobora que o verbo “acreditar” pode ser transitivo direto ou transitivo indireto com a preposição “em”.
Portanto, com base nessas três referências, nota-se que o verbo “acreditar” é, sim, transitivo direto no segmento do texto “mas acredita-se que a nominação de seu desaparecimento seja uma operação de resistência”. Dessa forma, o pronome “se” é apassivador e a oração substantiva seguinte não é complemento. É subordinada substantiva subjetiva.
Por tudo isso, solicito a manutenção do gabarito preliminar “ERRADO“.
Bom, meus amigos, espero ter colaborado com seu recurso e, se você teve alguma dúvida sobre possibilidade de recurso em mais alguma questão, pode colocar nos comentários. Vou respondendo a cada um, ok?
Espero ter ajudado!
Grande abraço!
Décio Terror Filho
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: @decioterror
Youtube: Décio Terror