Recurso Português TCU questão 7

Compartilhe:

Olá, pessoal! Proponho aqui recurso contra o gabarito preliminar da questão 7 da prova de Português TCU.

Vamos à questão:

  1. (FGV / TCU Auditor de Controle Externo 2022)

Muitas vezes, quando raciocinamos, cometemos erros, as chamadas falácias argumentativas, que podem ser produzidas a partir de premissas ou proposições falsas, conclusões inadequadas ou falhas lógicas.

Em todos os textos abaixo ocorrem falácias; o texto em que essa falácia está identificada de forma INCORRETA é:

(A) “Não há dúvida de que os mais jovens não respeitam, atualmente, os mais velhos como deveriam; hoje mesmo observei um grupo de rapazes e moças que empurravam pessoas de mais idade para que pudessem entrar antes na sala de projeção” / trata-se de uma generalização exagerada, pois se fundamenta em um só caso de experiência pessoal;

(B) “Esta semana o presidente da empresa recebeu ataques que o acusavam de mau administrador e corrupto; na verdade, porém, esses ataques partiam daqueles que foram derrotados na assembleia de acionistas e não se haviam conformado com a derrota” / trata-se da tentativa de evitar a discussão central da acusação, desviando o foco para as pessoas responsáveis pelos ataques;

(C) “Os restaurantes nas pequenas cidades turísticas estão passando grandes dificuldades, pois o número de clientes diminuiu bastante, o preço dos alimentos subiu exageradamente, os salários dos funcionários recebem aumentos constantes… em poucas palavras: ou as prefeituras desses locais criam mecanismos de ajuda ou os estabelecimentos fecham as portas” / trata-se de um raciocínio que só enxerga soluções extremadas, sem considerar possibilidades intermediárias;

(D) “Segundo as notícias, mais de três quartos da população daquele país passa fome; mas, como esse mal ainda não atinge a população como um todo, não devemos classificar o país como pobre” / trata-se de uma conclusão inadequada, pois não se segue às premissas ou proposições de que parte;

(E) “O funcionário Ricardo é o melhor candidato a chefe de seção porque de todos os que se apresentaram para a votação é claramente o mais adequado” / trata-se de algo que ocorre quando, no curso de uma argumentação, se dá algo por certo, sem necessidade de demonstração.

Gabarito preliminar: E

Recurso pedindo anulação

 

Não vou comentar aqui toda a questão, mas é importante observar que a alternativa (D) também apresenta erro na identificação da falácia argumentativa.

Vimos na aula de Lógia Argumentativa que uma argumentação se sustenta por duas ou mais premissas (afirmações a respeito de algo) que levam a uma conclusão.

Exemplo 1:

O mercúrio não é sólido. (premissa maior)

O mercúrio é um metal. (premissa menor)

Logo, algum metal não é sólido. (conclusão)

A argumentação acima é composta de três proposições em que a última, a conclusão, deriva logicamente das duas anteriores, chamadas premissas.

Apenas as proposições podem ser identificadas como verdadeiras ou falsas.

Uma proposição é verdadeira quando corresponde ao fato que expressa: por exemplo a proposição “Todos os homens são louros” é falsa.

Apenas os argumentos podem ser considerados válidos ou inválidos (e não verdadeiros ou falsos).

Um argumento é válido quando sua conclusão é consequência lógica de suas premissas.

Analisando a alternativa (D), afirmou-se que a conclusão é inadequada, pois não se segue às (erro de digitação) premissas ou proposições de que parte.

Vamos então às premissas:

  • “mais de três quartos da população daquele país passa fome” (literal)
  • esse mal deve atingir a população como um todo para o país ser classificado como pobre (subentendida)

Com base nessas premissas, chegou-se à conclusão lógica de que “não devemos classificar o país como pobre”.

Assim, tal conclusão é, sim, válida (adequada) com base nas premissas, sendo que a segunda sugere falsidade. Para um país ser classificado como pobre, não precisa constituir-se da população total como pobre.

Assim, o erro de argumentação não está na conclusão, mas na segunda premissa, que é falsa.

Assim, solicite anulação desta questão.

Vou comentar essa prova de maneira global no link abaixo. Já deixe seu like:

Baixe a prova aqui para acompanhar o comentário!

Conheça meus cursos da FGV, clicando aqui!

Pratique gratuitamente várias questões da FGV, clicando aqui!

Siga-me no Instagram: @decioterror

Inscreva-se no meu canal do Youtube: Décio Terror