Como a banca FCC cobra significado das palavras: veja os 5 tipos de questões
Se você está se preparando para concursos públicos organizados pela Fundação Carlos Chagas (FCC), é essencial compreender como a banca FCC cobra significado das palavras nas provas de Língua Portuguesa.
Esse tipo de questão exige atenção à semântica, ao uso de sinônimos, antônimos, e ao significado contextual das expressões. A FCC tem um estilo próprio e recorrente de abordagem, o que permite ao candidato treinar com foco e estratégia.
Neste artigo, você vai entender:
- Como a FCC estrutura suas questões sobre significado das palavras;
- Os cinco principais tipos de cobrança usados pela banca;
- Exemplos retirados de provas anteriores;
- Dicas para estudar com material complementar em PDF e vídeo.
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O que são sinônimos e antônimos? (Conceito base)
Antes de falarmos sobre as formas como a banca FCC cobra o significado das palavras, é importante relembrar dois conceitos fundamentais da semântica:
- Sinônimos são palavras ou expressões que apresentam sentido semelhante, podendo substituir-se mutuamente dependendo do contexto.
Exemplo: “alegre” e “contente”. - Antônimos são palavras que expressam ideias opostas entre si.
Exemplo: “triste” e “feliz”.
A banca FCC exige que o candidato não apenas reconheça esses pares lexicais, mas também compreenda seu uso contextualizado, ou seja, dentro do sentido global do texto.
Como a banca FCC cobra significado das palavras? (Resumo dos tipos)
A FCC costuma trabalhar o conteúdo de significado das palavras em cinco tipos principais de questão, conforme você verá a seguir:
✅ Tipo 1 — Igualdade de sentido com o sinal “=”
Este modelo é muito característico da banca FCC. A prova apresenta uma expressão retirada do texto, seguida do sinal “=”, e, ao lado, uma nova expressão criada pela banca. A tarefa do candidato é verificar se há equivalência de sentido entre as expressões.
Exemplo de questão:
Considerando-se o contexto, traduz-se adequadamente o sentido de um segmento do texto em:
(A) um senso de veneração com o poder (3º parágrafo) = uma consideração respeitável da potência
(B) é instituída com um zelo quase que fanático (2º parágrafo) = se estabelece com um empenho próximo da obsessão
(C) O que pareciam ser verdades eternas (3º parágrafo) = aquilo que dissimulava aspectos estáveis
(D) de modo a formar a vida comunal mais segura (1º parágrafo) = apesar de regulamentar a vida em comunidade
(E) tampouco conseguimos concordar (3º parágrafo) = a despeito de firmarmos um acordo
✅ Tipo 2 — Substituição por sinônimo (mesmo sentido)
Nesta estrutura, a banca destaca um termo do texto e pede que o candidato escolha a alternativa que possa substituí-lo sem prejuízo de sentido.
Exemplo de questão:
O termo “autoindulgência” (1º parágrafo) pode ser substituído, sem prejuízo de sentido ao texto, por:
(A) autoironia.
(B) autoexigência.
(C) autopreconceito.
(D) autocomplacência.
(E) autoperseverança.
✅ Tipo 3 — Sentido contextual da palavra
A FCC cobra o entendimento do significado da palavra dentro do contexto. O candidato deve interpretar a ideia transmitida pela palavra no trecho citado.
Exemplo de questão:
No trecho “E o caminho é o progresso: essa ideia prospectiva de que estamos indo para algum lugar.” (1º parágrafo), a palavra “prospectiva” é usada para:
(A) fazer referência a algo que se sobressai.
(B) sondar pensamentos e sentimentos de alguém.
(C) tratar das possibilidades futuras de algo.
(D) abordar um fenômeno já ocorrido.
(E) fazer alusão a algo de grandes proporções.
✅ Tipo 4 — Oposição de sentido (antônimo)
Aqui, a banca propõe uma expressão do texto e pede que o candidato encontre o termo de sentido contrário, geralmente focando em adjetivos.
Exemplo de questão:
O termo que qualifica o substantivo na expressão “necessidade imposta” (1º parágrafo) tem sentido oposto àquele que qualifica o substantivo em:
(A) Servo impessoal (2º parágrafo).
(B) inesperada herança (1º parágrafo).
(C) merecida recompensa (1º parágrafo).
(D) território sagrado (1º parágrafo).
(E) livre escolha (1º parágrafo).
✅ Tipo 5 — Equivalência de adjetivos (mesmo sentido)
O objetivo aqui é identificar adjetivos com valor semântico equivalente, ou seja, que caracterizam os substantivos de forma similar.
Exemplo de questão:
O termo que qualifica o substantivo na expressão “árvores familiares” (2º parágrafo) tem sentido equivalente àquele que qualifica o substantivo em:
(A) areias claras (3º parágrafo).
(B) elemento conhecido (2º parágrafo).
(C) mundo sujo (3º parágrafo).
(D) bicho estranho (1º parágrafo).
(E) olho temeroso (2º parágrafo).
Conclusão: domine a semântica com foco na banca FCC
Como vimos, entender como a FCC cobra o significado das palavras é essencial para quem deseja conquistar uma boa pontuação nas provas dessa banca. O domínio da semântica, do vocabulário e da interpretação de texto são habilidades indispensáveis.
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