Edital PCSP foi publicado com 2500 vagas

Compartilhe:

Edital PCSP foi publicado com 2500 vagas para escrivão e investigador. A VUNESP ficou encarregada de realizar o certame.

As inscrições poderão ser realizadas de 03 de março a 1º de abril de 2022 e as taxas foram definidas em R$ 105,50.

Já na divisão de vagas, foram separadas para o cargo de escrivão 1600 vagas. Para o cargo de investigador são 900 vagas. Importante lembrar que todos os dois cargos possuem o mesmo salário inicial, de R$3.931,18, sendo que todos os dois cargos necessitam de nível superior de formação.

Saiba tudo sobre o edital aqui:

 

Etapas e Provas 

Confira abaixo as etapas do concurso:

  • Prova preambular (objetiva) – eliminatório e classificatório;
  • Prova escrita – eliminatório e classificatório;
  • Comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social – eliminatório;
  • Prova oral – eliminatório e classificatório;
  • Prova de títulos – classificatório.

 

Prova Objetiva

A prova objetiva será formada por 80 questões, valendo 100 pontos, ao todo. Para o português foram separadas 15 questões para o cargo de investigador e 24 questões para o cargo de escrivão, portanto será extremamente necessária a sua preparação, certo? A etapa da prova objetiva ocorrerá no dia 22 de maio de 2022.

 

Prova Escrita

Com a intenção de avaliar os conhecimentos da norma culta, conhecimento de temas, articulação do raciocínio lógico e capacidade de argumentação, a prova escrita será constituída por 4 questões discursivas, sendo 1 questão de português para investigador e 2 questões de português para escrivão. Além disso, a prova cobrará questões de noções de direito e criminologia. Lembrando que, tanto a etapa objetiva, quanto a etapa escrita serão realizadas no mesmo dia, sendo uma na parte da manhã e a outra na parte da tarde, respectivamente.

 

Demais etapas da PCSP

Com a intenção de identificar condutas inadequadas do candidato, será realizada a comprovação de idoneidade e conduta escorreita mediante investigação social para os aprovados na prova escrita.

Logo após, os candidatos farão a prova oral, gravada em áudio e vídeo, com a arguição do concorrente, em sessão pública, versando sobre conhecimento de português, noções de direito e de criminologia e noções de Informática.

As matérias e legislação incluem as respectivas modificações e atualizações que passarem a vigorar durante a realização deste concurso.

Depois da publicação do resultado da prova oral, os aprovados serão convocados por publicação no Diário Oficial do Estado para apresentação dos títulos na Secretaria de Concursos da Academia de Polícia. Ali os participantes serão pontuados pela apresentação de documentos relacionados à formação e experiência profissional.

O concurso terá validade de dois anos, com possibilidade de prorrogação por igual período.

 

Prepare-se para a PCSP com a gente

Como vocês já sabem, o concurso será realizado pela banca VUNESP, sendo assim, separamos abaixo alguns concursos disponíveis para este concurso.

Para que você saiba exatamente como a banca cobra e exercite bastante, separamos aqui algumas questões do nossos sistema de questões. Clique aqui!