Vamos falar, neste post, de Intertextualidade, citações e transcrições.
Baixe o material de apoio aqui!

Intertextualidade
Intertextualidade é o diálogo entre um texto e outro. É o cuidado que se tem num texto de absorver os conhecimentos, conceitos, observações elencados em outros textos renomados, conhecidos.
Normalmente isso é feito para levantar mais crédito ao argumento defendido pelo autor.
Pode se apresentar como paráfrase (reescrita de trecho de mesmo sentido que o original), paródia, citação direta ou indireta.
Citação
Citação indica o ato ou efeito de citar ou fazer referência a alguma coisa. Uma citação expressa uma ideia ou opinião de um texto de um autor em concreto, sendo que o autor deve sempre ser identificado. A citação pode ser direta ou indireta.
Transcrição
Transcrição significa copiar literalmente um texto ou trecho de um meio para outro, por exemplo, a transcrição de um áudio para um texto escrito.
Veja o exemplo de uma questão da FGV que cobra o assunto Intertextualidade, citação e transcrição:
(FGV / Prefeitura de Salvador – BA Professor 2019)
“O fundamento jurídico para a proteção dos animais, no Brasil, está no artigo 255 da Constituição Federal, que incumbe o Poder Público de ‘proteger a fauna, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção das espécies ou submetam os animais à crueldade’”.
O autor desse fragmento, ao citar outro texto, exemplifica uma marca característica da textualidade.
Assinale a opção que a indica.
A) Coesão.
B) Informatividade.
C) Intertextualidade.
D) Coerência.
E) Conhecimento de mundo.
Comentário: O texto que cita outro naturalmente emprega o recurso da intertextualidade. Assim, a alternativa correta é a (C).
Gabarito: C
Assista à aula completa de Intertextualidade, citações e transcrições, assunto muito importante de Português para a banca FGV:
Siga-me nas redes sociais:
Instagram: @decioterror
Youtube: Décio Terror