Português INSS resumo do que vai cair na prova
Neste artigo, eu quero mostrar para você quais as prioridade da banca CEBRASPE.
Já deixo aqui um vídeo muito importante sobre como estudar Português para o INSS nesta reta final:
Conteúdo programático de Português INSS
Vejamos então o conteúdo programático de Português para o INSS, edital 2022:
1 Compreensão e interpretação de textos. 2 Tipologia textual. 3 Ortografia oficial. 4 Acentuação gráfica. 5 Emprego das classes de palavras. 6 Emprego do sinal indicativo de crase. 7 Sintaxe da oração e do período. 8 Pontuação. 9 Concordância nominal e verbal. 10 Regências nominal e verbal. 11 Significação das palavras. 12 Redação de correspondências oficiais (conforme Manual de Redação da Presidência da República).
Agora, veja o que está previsto sobre os critérios de avaliação:
“Cada prova objetiva será constituída de itens para julgamento, agrupados por comandos que deverão ser respeitados. O julgamento de cada item será CERTO ou ERRADO, de acordo com o(s) comando(s) a que se refere o item. Haverá, na folha de respostas, para cada item, dois campos de marcação: o campo designado com o código C, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item CERTO, e o campo designado com o código E, que deverá ser preenchido pelo candidato caso julgue o item ERRADO.
(…)
Para obter pontuação no item, o candidato deverá marcar um, e somente um, dos dois campos da folha de respostas.
(…)
A nota em cada item das provas objetivas, feita com base nas marcações da folha de respostas, será igual a: 1,00 ponto, caso a resposta do candidato esteja em concordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 1,00 ponto negativo, caso a resposta do candidato esteja em discordância com o gabarito oficial definitivo das provas; 0,00, caso não haja marcação ou haja marcação dupla (C e E).”
Então, se você sabe a questão, marque no cartão de respostas; se não sabe, deixe em branco ou marque os dois campos!!!! Isso determina a maior dificuldade na prova: trabalhar a cabeça para não “chutar”.
Vamos detalhar aqui o conteúdo programático:
Compreensão e interpretação de textos:
Geralmente se cobra a interpretação literal, pois o texto do CESPE é normalmente considerado um “pretexto” para se cobrar a gramaticalidade. Mas temos visto nas provas mais atuais a cobrança de interpretação por inferências. Pode ficar tranquilo(a), pois vamos aprofundar bastante nisso em nossa revisão.
Ortografia oficial:
A banca tem cobrado poucas questões de ortografia. Há uma tendência de cobrar o uso dos porquês e de algumas palavras parônimas, homônimas, como temos visto nas últimas provas da banca! Também pode ser cobrada a acentuação gráfica ou uso do hífen, mas nada de regras e decoreba. A banca é objetiva.
Emprego das classes de palavras:
O tema “Classes de palavras” é vasto e naturalmente a banca não vai cobrar flexões de substantivo, adjetivo ou fazer perguntas pontuais sobre numeral , interjeição ou algo assim. O que ela quer é que você identifique pronomes relativo ou pessoal, os quais fazem referência a uma palavra anterior. Assim, uma boa leitura do texto mata a questão. Além disso, entender os conectores coordenativos e subordinativos adverbiais é imprescindível. Isso sempre cai.
Além disso, a banca pede o tempo verbal. Uma boa leitura do texto vai conduzi-lo a se safar da questão. Basicamente a banca identifica um verbo no texto, muitas vezes nos tempos presente do indicativo, presente do subjuntivo ou futuro do pretérito do indicativo e faz uma afirmação sobre esse emprego. Então, uma leitura atenta do texto ajuda muito! Como eu sempre digo, nunca decore o emprego de tempo verbal, temos que perceber o contexto em que é utilizado.
Inserido neste tema, há a colocação dos pronomes átonos, tema fácil e que alguns candidatos costumam marcar bobeira!!!! O mais importante é perceber que palavras negativas atraem o pronome átono. Um exemplo: Não me recordo!
Sintaxe da oração e do período. Pontuação:
Aqui recai parte muito importante do conteúdo da prova! A pontuação tem ligação direta com a sintaxe da oração e com a sintaxe do período. Além disso, ao estudarmos período composto, entendemos o emprego das conjunções, isto é, dos conectores sobre os quais falamos num dos itens anteriores. Assim, esta parte do conteúdo é o chavão da banca CESPE. Normalmente, vemos questões que querem saber o valor da oração adjetiva com e sem vírgula; a dupla vírgula separando estruturas adverbiais intercaladas; o emprego do aposto explicativo e enumerativo por meio de travessões, dois pontos, vírgulas.
Concordância verbal e nominal:
A banca CESPE explora bastante o emprego da voz passiva sintética, isto é, o reconhecimento do pronome apassivador, o que força o verbo a concordar com o sujeito paciente, em construções como “Alugam-se casas”. Também trabalha o valor de outro “se”: o índice de indeterminação do sujeito. Basicamente com o verbo “tratar”. Como eles gostam deste verbo!!!!! Então, bateu o olho no verbo “tratar”, fique de olho, pois construções como “Tratam-se de problemas” ou “A reunião trata-se de problemas” são viciosas e em nossa videoaula eu vou explicar por quê. O correto é “Trata-se de problemas” ou “A reunião trata de problemas”. Além disso, a banca cobra a concordância com a expressão partitiva “a maioria dos”, “a maior parte dos” etc.
Regência verbal e nominal. Emprego do sinal indicativo de crase:
Quanto à regência, basicamente ela é cobrada dentro da funcionalidade da crase, a qual é vista em toda prova da banca CESPE. Cuidado com a crase facultativa e basicamente a banca cobra a possibilidade de omissão do artigo diante do pronome possessivo feminino singular.
Significação das palavras:
Normalmente a banca CESPE cobra o sentido de palavras do texto. Assim, entendendo o contexto, compreende-se o sentido da palavra.
Veja o vídeo de resumo desses principais assuntos:
Pratique com provas comentadas da banca CESPE:
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